Notícias

Brasileiro acusado de atropelar e matar duas pessoas ao seguir GPS é julgado nos EUA
28/06/2011

Começou na última terça-feira o julgamento do brasileiro Marcos Costa, 45, acusado de matar duas pessoas depois de bater seu caminhão contra um carro, em 2009, no Estado americano da Califórnia, ao seguir as orientações do GPS. Segundo os advogados, o julgamento pode durar até seis semanas.

Marcos Costa é acusado de duplo homicídio e direção perigosa por ter matado duas pessoas, Angel Posca e sua filha de 12 anos, Angelina, em um acidente de trânsito em 1º de abril de 2009. Na ocasião, ele dirigia um caminhão e, guiado pelo GPS, seguiu para o caminho errado, na direção sul da rodovia Angeles Crest, nos arredores de La Cañada/Flintridge. O caminhão ainda invadiu uma livraria e feriu outras dezenas de pessoas.

 

“Esta estrada é especialmente perigosa para caminhões devido às suas rampas íngremes, curvas acentuadas, falta de faixa de ultrapassagem, áreas de deslizamento de rochas, túneis e mudanças bruscas no nível do asfalto”, disse ao UOL Notícias a advogada brasileira Gisele Ambrósio, que trabalha no escritório que auxilia o caso de Marcos Ainda segundo a defesa, a falta de acostamento e sinalização impediu que Marcos tivesse conhecimento dos perigos da região.

Marcos Costa já cumpriu dois anos de prisão em Los Angeles e, após pagar fiança, vai aguardar o julgamento em liberdade. Pastor há 20 anos nos Estados Unidos, ele morava com a família em Boston, antes de começar a trabalhar como caminhoneiro.

“Nos EUA, assassinato é um crime que tem por requisito a intenção por parte de quem o cometeu. O assassinato de segundo grau não envolve premeditação. Este tipo de crime seria resultante de um ato por parte do réu, que tem como consequência óbvia ou muito provável a morte da vítima”, disse Ambrósio.

Ainda segundo a advogada, “para ser considerado culpado por um assassinato de segundo grau, o acusado tem que ter tido a intenção específica de cometer o ato que resultou naquela morte”.

Fonte: uol- www.uol.com.br