Notícias

Como organizar sua rotina de estudos para OAB.
05/06/2023

Como criar uma rotina de estudos para a OAB?

 

Para garantir o sucesso no Exame de Ordem, é muito importante que os OABeiros (as) se dediquem à criação de uma rotina de estudos..

 

Entretanto, esse processo envolve algumas etapas de preparação. Essa rotina organizada, bem como  a constância do estudo que irão garantir o bom desempenho na prova, pois afinal, o que queremos é a VERMELHINHA, certo?

 

Por isso, hoje, vou te ajudar a entender  como criar uma rotina de estudos para a OAB. 

 

Aqui está o passo a passo:

Vamos lã?

1)    Elaboração de um roteiro de estudos certeiro

O primeiro passo para criar uma rotina de estudos para a OAB é elaborar uma planilha de atividades diárias, incluindo matérias a serem estudadas, bem como sua rotina diária das demais atividades.

É importante, para não perder tempo, identificar  quais são os principais conhecimentos que serão exigidos na prova e quanto tempo você tem para se dedicar a cada um deles

Desta forma, monte uma planilha/cronograma e divida os estudos entre os dias desse roteiro. Lembre-se de considerar todas as outras atividades que você tem em sua vida. Certamente, você não dedicará 24 horas por dia para estudar. 

 

2)    Preparação do ambiente de estudos

A ambientação do local de estudos é essencial para um bom rendimento.

Talvez muitas pessoas não deem a devida atenção a este aspecto, mas a realidade é que ele é extremamente relevante. É necessário sim ter um tempo e um local exclusivo para estudar.

Busque um lugar silencioso, apropriado, sem falatório e sem redes sociaise outros distratores.

Por isso, sim, será necessário abdicar um pouquinho das coisas prazerosas da vida para se dedicar aos estudos. Mas, fazer isso com tempo definido certamente não atrapalhará em nada a sua vida. Uma vez cumpridas suas metas de estudo, você pode aproveitar os momentos de lazer e outras atividades.

 

3)    Treine Simulados e questões anteriores OAB/FGV

O treino de questões da OAB/FGV também é essencial para entender como a banca funciona e te ajuda a saber lidar com as pegadinhas, te preparando com mais efetividade para o exame oficial.

Dessa forma, é possível buscar aperfeiçoamento em determinadas áreas e melhorar no que é preciso, se assim for necessário. 

 

4)    Cuide do seu corpo

Saiba que nem tudo se trata somente de estudar! A prática de atividades física de forma regular e uma alimentação equilibrada podem fazer a diferença no seu rendimento

Nesse sentido, uma boa dica é praticar atividades físicas para aliviar a tensão, ansiedade e estresse. Você pode caminhar, nadar, fazer musculação, entre outros.Tudo isso fará você ficar mais relaxado e menos ansioso para o momento do exame, além de trazer claros benefícios na ampliação da sua capacidade cognitiva.

 Fortalecça seu corpo e mente a presenda técnicas de estudo para acelerar sua aprovação com meu livro: Método Armored( blindagem Sistêmica para OAB)

 

5)    Cuide da sua mente

Nossa mente é nossa base de vida. Se não cuidarmos bem dela não chegaremos a lugar algum.

Por isso é importante cuidarmos de nossa imunidade emocional para termos um bom rendimento diário, bem como no dia da prova.

Quem já passou mal no dia da prova, ou teve algum piripaque e acabou se saindo mal no exame? Isso é bastante comum quando negligenciamos nosso emocional e ficamos apenas  na leitura das disciplinas.

Por isso, busque atividades de relaxamento e redução do estresse, como meditação, técnicas de respiração, entre outras.

 

Agora que você já sabe com montar uma rotina de estudos é hora de tirar do papel e por em ação! Vamos lá?

Portanto, use essas dicas valiosas e não perca tempo, comece agora mesmo a criar a sua rotina de estudos para a OAB.

 

Professor Sandro Caldeira

Equipe SC

Mais Lidas