Notícias

Porta emperra e ao menos 5 entram para exame da OAB após horário
17/07/2011

Às 14h, os seguranças do prédio da Universidade Mackenzie, um dos locais de prova do exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, receberam a comunicação para fechar as portas, encerrando o acesso dos candidatos para o teste aplicado neste domingo. Das três portas de aço, uma já havia sido fechada previamente. Acionadas por controle remoto, outras duas começaram a descer lentamente, quando uma delas entortou e desencaixou, deixando uma fresta de cerca de meio metro. Pelo menos cinco candidatos se jogaram e conseguiram o acesso rolando pelo chão, 1 minuto após o horário limite.

Outros três, que chegaram cerca de 30 segundos depois, não tiveram a mesma "sorte" e acabaram barrados. Seguranças improvisaram uma barreira com um cavalete e finalmente fecharam o acesso. Felipe Camargo, 22 anos, foi um dos que acabou impedido de entrar. Disse que acordou tarde, depois de voltar de uma formatura nesta madrugada. "Era a primeira vez que eu tentaria, mas não teve jeito. Vim de metrô, mas saí muito tarde de casa", disse.

Pouco antes da prova, os estudantes que chegaram mais cedo falaram do estresse provocado pelo exame. Para ter ideia da dificuldade da prova, pouco mais de 11% dos inscritos na prova do fim do ano conseguiram a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, necessária para o exercício da profissão na área de Direito.

Francisco Thomaz Gonçalves, 36 anos, tenta a aprovação pela terceira vez. Na estreia, não passou da primeira fase e na seguinte foi à segunda, mas não teve sucesso. "Trabalho como estagiário em um escritório de advocacia e estudo pelo menos mais uma hora por dia. É uma prova difícil e por conta disso, acabamos ficando muito tensos", disse.

A estudante do quinto ano Luciana Nunes, que cursa a Faculdade de Direito de São Bernardo, afirma que a dificuldade estimula a estudar mais e se disse até certo ponto tranquila para o exame. "Como é a primeira vez, estou tranquila. Se não der agora, vou me preparar melhor para a prova do fim do ano", afirmou.

Neste domingo, a primeira fase do exame será aplicada em todo o Brasil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). São 121.309 candidatos inscritos para responder 80 questões objetivas, em forma de teste. Para passar para a segunda fase, é necessário acertar pelo menos 50% da prova.

De acordo com o edital, a prova é constituída de questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Os locais do exame estão disponíveis no endereço www.oab.fgv.br.

A lista dos aprovados para a segunda fase deve ser divulgada no dia 25 de julho. A prova prático-profissional será realizada em 21 de agosto, das 14h às 19h. A lista final de aprovados deve sair em 4 de outubro. Outras informações podem ser obtidas na página da instituição na internet.

Fonte: Portal Terra - www.terra.com.br