Notícias
Fazer uma boa gestão do tempo pode ser uma tarefa difícil, complicando a vida do profissional jovem ou veterano. O dia a dia de um advogado é bem corrido, afinal é preciso dividir o seu tempo entre atender os clientes, estudar os casos, se apresentar em audiências, comparecer a reuniões e ainda administrar o escritório. Assim, para que o tempo não seja mais um obstáculo, mas sim um aliado, confira algumas dicas para otimizar a gestão do tempo:
Quando temos muitos compromissos, querer marcar tudo na cabeça pode ser perigoso: já pensou se esquecer de algo muito importante? Além disso, você pode acabar com o cérebro sobrecarregado e cansado.
Tenha uma agenda e marque nela todos os seus compromissos, com datas e horários para realizá-los, mas lembre-se sempre de priorizar os mais importantes e deixar os demais coisas. Para isso, você pode usar tudo o que estiver ao seu dispor para se organizar: post-its, quadros de anotações, aplicativos de check-lists no seu smartphone ou a boa e velha agenda de papel. Encontre os recursos que melhor se encaixem em suas necessidades e preferências.
2. Determine um prazo para cada tarefa
Quando não temos um tempo estipulado para começar e terminar uma tarefa, o risco de perder tempo demais em atividades que envolvem um esforço menor é grande. Por isso, crie um planejamento do dia e o que precisa ser realizado e quanto tempo será necessário dedicar a cada uma dessas tarefas.
3. Fuja da procrastinação
O maior inimigo de seu valioso tempo é a procrastinação – fuja dela! Não caia no erro de adiar suas tarefas ou desperdiçar seu tempo em coisas não produtivas. Durante o horário de trabalho, mantenha o foco e a concentração, e não se permita perder tempo demais com redes sociais e outras distrações. Lembre-se: atrasar tarefas não é nada bom para o seu negócio e tornará sua rotina bem desagradável.
4. Porém, dê um tempo para relaxar a mente
Fazer uma boa gestão do tempo não significa trabalhar sem parar. Respeitar o ritmo de seu cérebro é necessário para otimizar seu rendimento nos horários de serviço e impedir a queda de sua produtividade.
Por isso, realize pequenos intervalos ao longo do dia para relaxar um pouco. Aproveite com calma seu horário de almoço e depois volte a trabalhar mais descansado! Pode parecer contraditório falar em tirar alguns minutinhos do dia no seu trabalho para relaxar, mas esse tempo de descanso pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.
Na hora de relaxar, nada melhor que filme e pipoca.
5. Conte com a ajuda da tecnologia para melhorar sua gestão de tempo!
Hoje em dia, existe uma gama de softwaresjurídicos de gerenciamento, que podem lhe ajudar a administrar melhor o seu escritório de advocacia, o seu negócio e, consequentemente, o seu tempo! Com a ajuda desses programas, você poderá gerenciar suas atividades, processos e documentos do escritório, e localizar com agilidade qualquer documento ou pasta e acompanhar o andamento dos processos. Além disso, compromissos podem ser remanejados facilmente, caso surja algum imprevisto, evitando assim prejuízos. Outra vantagem desses softwares é que muitos trabalham em nuvem, oferecendo muito mais segurança para seus dados e permitindo que você os acesse a qualquer hora, a partir de qualquer lugar, otimizando muito o seu tempo.
Então, como você tem feito sua gestão de tempo? Deixe o seu comentário.
Fonte: blog.juriscorrespondente.com.br