Notícias

Dicas de Estilo com Allê Polli - Como escolher os sapatos para ir trabalhar?
12/05/2017 às 16:00

estilo

Olá galera!

Você já percebeu que hoje temos uma variação grande nos estilos de sapatos? Você sabia que nem todos são apropriados para trabalhar?

Você sabe cuidar dos seus sapatos? Temos sempre muitas perguntas, e hoje vamos obter estas respostas acima. Hoje vamos falar sobre os tipos que vão manter sua elegância intacta. Não basta sair comprando sapatos caros, de marcas famosas, de materiais incríveis se você comprar o modelo que não será apropriado para a ocasião. Traremos alguns modelos que são os ideais para você estar em um ambiente corporativo sem fazer feio.

 

Masculino

Temos 3 modelos que são os ideais quando se trata de um visual elegante e com tudo no lugar.

 

Oxford, Monk Strap e Derby; exatamente nesta ordem você terá o mais formal para o “menos formal”.

 

Oxford é usado para eventos oficiais, festas black tie e outros compromissos que precisam de estrema formalidade. Este modelo pode ser usado também para os dias mais casuais, mas não é o mais apropriado. Sua característica principal é o corte separando o corpo do sapato dos dedos (captoe) e a parte de furos para amarração ligada ao corpo do sapato.

oxford1 oxford2 

Uma variação deste modelo ó o que chamamos de Brogue. Trata-se do estilo Oxford com desenhos em forma de furos (os brogues), que podem ser em todas as costuras (full brogue) ou parcial. São tidos como mais casuais, sendo ideal para a sua sexta feira, ou um look menos formal, mas ainda assim estiloso e elegante.

 oxford3oxford4

O estiloso Monk Strap tem como característica o uso de fivela, ou fivelas, para o seu fechamento. Menos formal que o Oxford ele ainda é usado para ternos e ocasiões importantes, mas não deve ser usado com smoking. Você poderá usa-lo com um look livre da gravata, mas que ainda peça uma formalidade contida.

oxford5oxford6

 

Por último nosso querido Derby. Mais um derivado do Oxford, você já percebeu que todos são da mesma família, ele tem como característica a amarração dos cadarços preso por uma lingueta, o seu shape é geralmente mais quadrado, e não possui a costura de divisão dos dedos (captoe).

Deve ser usado com cuidado porque existem modelos de derby bem mais informais, por isso procure por lisos, sem detalhes que atendam sua necessidade e serão mais usáveis por diversas ocasiões.

Eles devem ficar no armário quando se tratar de ocasiões muito formais como coquetéis em embaixadas ou que peçam um protocolo muito restrito.

 

oxford7oxford8

 

 

No universo masculino temos outros diversos sapatos, mas quando falamos de ambiente coorporativo, audiências, atendimento a clientes potenciais, temos que nos ater a estes 3.

 

Feminino 

Este campo é minado, possui uma variedade enorme de tipos e as escolhas podem ser perigosas. Vamos ter que ser mais diretos, porque da mesma forma que no masculino, aqui também temos uma limitação de tipos para o uso. 

mulher1mulher2 mulher3mulher4

 

Saltos muito altos são desconfortáveis, foram feitos para uso em festas, onde uma pessoa fica em pé por poucas horas e conseguira manter a linha e elegância com este tipo de salto.

Saltos para uso no escritório ou no meio corporativo devem ser discretos e confortáveis (para que você possa se locomover sem problemas o dia todo).

Então estão fora desta lista todos os saltos acima de 8, anabelas, pata de elefante, botas de cano alto, médio ou curto, e qualquer outro modelo que possa ter salto acima desta medida ou no modelo Stilleto.

Estes modelos são apropriados para uso no seu horário de lazer.

 mulher5 mulher6 mulher7

 

Segundo ponto são as ornamentações, amarrações e outros detalhes que podem trazer atenção excessiva para os seus calçados. Evite sapatos com muitos ornamentos, opte pelo simples e componha seu visual de forma limpa para que o assunto seja sempre a pauta a ser discutida ou invés da amarração do seu sapato.

Exemplos dos sapatos com excesso de informação para o ambiente corporativo

mulher8mulher9mulher10mulher11

 

Exemplos de calçados que continuam elegantes e bonitos sem muitos detalhes:

mulher12mulher13mulher14mulher15mulher16mulher17

 

 A regra que devemos adotar em nosso ambiente de trabalho é “menos é mais”. Válido para homens e mulheres, quando estamos em um ambiente de trabalho, lidando com clientes, em audiências, fórum e outros lugares relacionados a estes setores temos que pensar sempre em quanto nosso visual pode afetar a nossa primeira impressão. Uma pessoa leva menos de 10 segundos para criar uma opinião sobre você apenas te olhando

 

Somos todos assim, julgamos as pessoas através de uma lente que é nossa vivência, onde percebemos  ternos como sendo advogados, políticos, ou seguranças, o que distingue cada um é a forma como irão vestir, e os acessórios que acompanham.

Tudo isso só depende das escolhas que você fizer diante do espelho. Seu visual pode abrir portas ou fecha-las.

Fico por aqui com mais uma dica, esperando pelo seu contato, sua pergunta ou sugestão.

Beijos e bom fim de semana

 

Allê Polli