Notícias

Você sabe como as questões da OAB são elaboradas pela FGV?
23/03/2017

 

A Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições mais importantes no cenário nacional, sendo a banca organizaroda do Exame da OAB, apresentando uma alto grau de dificuldade em suas questões. 

Os estudantes de Direito que farão a prova precisam conhecer seu estilo de prova, forma de cobrança dos conteúdos, “pegadinhas” frequentes, entre outros aspectos, para que estejam preparados da melhor forma possível para a prova e obtenham a aprovação tão sonhada.

Muita gente não sabe como as questões 1ª fase da OAB são elaboradas. Assim, traçamos um roteiro explicativo para tirar essa dúvida. Vamos lá:

1) Normalmente o grau de dificuldade da prova e traçado da seguinte forma: 22,5% de questões difíceis, 28,75% de questões fáceis e 48,75% de questões médias.

2) Uma média de cinco a dez professores elaboram as questões por disciplina.

3)Formulada a questão, ela passa por uma análise técnica para sua aprovação. A partir dessa revisão, a questão vai para um banco de questões (em cada disciplina, a FGV tem entre 300 e 400 questões no banco).

4) Uma vez finalizadas as questões, faz-se uma reunião entre especialistas em Exame de Ordem para que avliem as questões. O grupo pode aceitar as questões integralmente, com restrições, recusá-las ou propor mudanças.

5) Com esse fedback a FGV reformula as questões sugeridas pelos especialistas, caso isso ocorra.

6) Assim, o banco de questões é então considerado finalizado, dando início ao processo de seleção das questões que vão compor a prova. A seleção é feita por professores que não estavam envolvidos com a elaboração doas questões.

7) Por fim, é realizada a revisão final das 80 questões que serão aplicadas na prova.

8) Importante ressaltar, que a FGV não aceita questões com transcrição literal do código, para evitar repetições com outras questões anteriormente aplicadas por ela ou em outros concursos. 

 

Cusiosodade sanada?

Bora estudar, então?

 

Prof. Sandro Caldeira

Criador do "Jeito Legal de Estudar Direito"