Notícias

#SetembroAmarelo: 7 mitos e verdades sobre suicídio que você precisa saber!
27/09/2017 às 18:00
Em setembro, o Centro de Valorização da Vida promove o #SetembroAmarelo, uma campanha de valorização da vida e combate ao suicídio. O conhecimento é uma das melhores maneiras de evitar repetição de velhos preconceitos. Veja alguns aqui:

 suicidio 1

1 - MITO. Estudos apontam que cerca de 80% das pessoas que cometem suicídio pedem ajuda, de forma explícita ou não. Em momentos críticos, quando o suicídio parece uma saída, a vontade de viver resiste ao desejo de se autodestruir. Encontrar alguém para ouvir e compreender os sentimentos e pensamentos suicidas fortalece a intenção de viver. (Fonte: "Cartilha Falando Abertamente Sobre Suicídio", do CVV) 

 

suicidio 2

2 - VERDADE. As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já teve esta intenção. Segundo estudo realizado pela UNICAMP, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Ou seja, em uma sala com 30 pessoas, 5 delas já pensaram em suicídio. (Fonte: "Cartilha Falando Abertamente Sobre Suicídio", do CVV)

 

suicidio 3

3 - MITO. A primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema. Como já aconteceu no passado, por exemplo, com doenças sexualmente transmissíveis ou câncer, a prevenção tornou-se realmente bem sucedida quando as pessoas passaram a conhecer melhor esses problemas. Saber quais as principais formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde 32 pessoas por dia tiram a própria vida. (Fonte: "Cartilha Falando Abertamente Sobre Suicídio", do CVV) 

suicidio 4

 

4 - VERDADE. O suicídio resulta de uma crise de duração maior ou menor, que varia de pessoa para pessoa. Especialistas em saúde mental podem identificar sintomas de transtorno mental na maioria das pessoas que optaram pelo suicídio ou fizeram tentativas, sendo que os sintomas podem ser leves, moderados ou severos. Os principais transtornos são: depressão, dependência química, esquizofrenia.

Seja qual for o transtorno e sua gravidade, sempre haverá um momento crítico que pode ser superado e, o principal, as pessoas correm menos risco de se matar quando aceitam ajuda. (Fonte: "Cartilha Falando Abertamente Sobre Suicídio", do CVV)

suicidio 5

5 - VERDADE. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. (Fonte: "Cartilha Falando Abertamente Sobre Suicídio", do CVV) 

 

suicidio 6

6 - MITO. No momento em que tem ideias suicidas, a pessoa combina dois ou mais sentimentos ou ideias conflituosas. É um estado interior chamado de ambivalência. Ela busca atenção por se sentir esquecida ou ignorada e tem a sensação de estar só - uma solidão sentida como um isolamento insuportável. Muita gente tem o desejo de revide ou imposição do mesmo sentimento negativo aos outros, querendo que sintam o mesmo que ela. Outras pessoas sentem vontade de desaparecer, fugir ou ir para um lugar ou situação melhor. Quase sempre, sentem uma necessidade de alcançar a paz, descanso ou um final imediato aos tormentos que não terminam. Resumindo, quer parar de sofrer e não necessariamente morrer. (Fonte: "Cartilha Falando Abertamente Sobre Suicídio", do CVV). 

 

suicidio 7

7 - VERDADE. É preciso perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda. A pessoa que está em crise suicida se percebe sozinha e isolada. Se um amigo se aproximar e perguntar "tem algo que eu possa fazer para te ajudar?", a pessoa pode sentir abertura e desabafar. Nessa hora, ter alguém para conversar pode fazer toda a diferença. E qualquer um pode ser esse "ombro amigo", que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar. O importante é estar preparado para ouvir e respeitar o momento e a forma de pensar desta pessoa. (Fonte: "Cartilha Falando Abertamente Sobre Suicídio", do CVV) .

Mais Lidas