Notícias

Quarentena: 5 passos para criar o ambiente de estudos perfeito na sua casa
15/04/2020 às 17:00

Com a quarentena, pessoas do mundo inteiro precisam adaptar suas rotinas, com novos horários, hábitos, formas de trabalhar e de relaxar. Quem tem condições, em meio à preparação para o vestibular, também encara um desafio: estudar o dia inteiro em casa.

Mesmo as pessoas que não tinham o costume de estudar nas bibliotecas de seus colégios ou salas de estudos dos cursinhos, por exemplo, podem estranhar ter todo seu estudo (aulas, exercícios, leitura) em um mesmo espaço. Para garantir a concentração, o foco e a produtividade, é fundamental escolher e organizar um ambiente de estudos adequado. “Ter um ambiente definido ajuda a motivar e a criar a rotina e o hábito de estudos, evitando distrações”, diz Luiz Otávio, coordenador do Colégio Poliedro São Paulo.

“É muito importante o aluno ter o cantinho dele para estudar”, afirma Marcelo Dias, coordenador do Grupo Etapa. Pode ser o quarto ou um ambiente da casa em que não passe tanta gente, desde que você possa ficar tranquilo e que tenha os materiais de estudo ao seu alcance. Deixar o celular em outro ambiente para não perder a concentração e ficar longe da televisão também são atitudes que fazem toda a diferença.


Separamos algumas dicas que te ajudarão a se adaptar a essa nova realidade e a montar o ambiente de estudos perfeito. Confira:

1. Escolha o local

A escolha do espaço é o primeiro passo. Deve ser limpo, arejado, organizado e confortável, além de não ser um lugar de circulação de pessoas ou com muitas distrações. Se você optar por estudar no seu quarto, não se esqueça de sempre arrumar a cama antes de começar os estudos para não cair na tentação de voltar para lá. Nesse contexto, é provável que mais pessoas estejam na sua casa de quarentena. Então atente-se para encontrar um lugar o mais isolado e silencioso possível.

2. Organize o ambiente

Procure encontrar uma bancada adequada e que tenha espaço para todos os materiais necessários para seus estudos. Deixar esse local organizado também irá otimizar seu dia a dia e dar uma sensação de motivação maior.

3. Evite distrações

Não se esqueça de se afastar de distrações enquanto você estuda e enquanto assiste às aulas. Mesmo que esteja estudando pelo celular, desative as notificações para não atrapalhá-lo.

4. Encare as aulas como se estivesse na escola

Assista às videoaulas anotando e registrando tudo – exatamente como se estivesse na sala de aula, em uma mesa, com seus cadernos, livros, folhas de apoio e materiais necessários.

5. Mantenha uma rotina

Com o tempo, aquele espaço ficará marcado como seu local de estudos. Da mesma forma que você se sente mais estimulado em uma sala de estudos, é possível sentir esse mesmo efeito na sua casa. É uma questão de treino e disciplina.

Crie uma rotina, estabeleça horários e busque cumpri-los. O ideal é manter os horários das aulas, incluindo a hora de acordar e as pausas que teria no intervalo, indo para outros espaços da casa para que possa descansar um pouco e depois retomar a concentração.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br