Notícias

Direito digital: 6 dicas para não cometer crimes pelo WhatsApp – Por Amanda Martins
28/08/2019 às 17:00

Um dos mais populares aplicativos do Brasil, o WhatsApp integrou o celular à comunicação via internet de forma gratuita. No entanto, a possibilidade de criação de grupos fechados, associado ao uso inadequado, faz com que muitos cometam crimes via esse aplicativo, compartilhando conteúdo ilegal! É… os tempos são outros! Então, anota aí 6 dicas para não cometer crimes pelo WhatsApp:

Como não cometer crimes pelo WhatsApp

1. Não poste ou compartilhe pornografia. É crime! Compartilhar vídeos e fotos de estupro, nudes não autorizando a circulação, é crime! E se as imagens envolverem menores de idade, a situação piora!

2. Não poste ou compartilhe vídeo de bullying. É crime! Violência psicológica ou física se encaixa no crime de difamação e as consequências são mais sérias do que você imagina!

3. Não poste ou compartilhe fake news. É crime! É preciso pesquisar a informação antes de propagá-la!

4. Não poste compartilhe imagens ou vídeos de pessoas mortas. É crime! Desrespeitar o corpo de uma pessoa morta é crime de vilipêndio de cadáver, até mesmos suas cinzas!

5. Não poste ou compartilhe vídeos ou imagens de pessoas em situações constrangedoras. É crime! Pessoas sob uso de substância entorpecente ou álcool, por exemplo, são comuns em redes sociais.

6. Não ofenda pessoas. É crime! Ofender pessoas é crime, ainda mais se ela tiver provas em uma conversa pelo WhatsApp! Lembrando, ainda, que curtidas e comentários nesses conteúdos são levados em conta.

Ajudou o alerta?
______________________________

Por Amanda Martins
Advogada criminalista
Fonte: Canal Ciências Criminais

Mais Lidas