Notícias

Dicas de leitura: 5 livros sobre Criminal Profiling que você não pode deixar de ler
12/06/2019 às 17:00

Por ser uma área ainda pouco abordada no Brasil, o Criminal Profiling possui poucos livros disponíveis em português. Decidi então listar alguns livros em português que falam sobre o tema pra quem tem interesse em estudá-lo, mas não tem como ler em outra língua.

A maioria está em português de Portugal, sendo uma boa alternativa de livros por aqui, mas faz com que seja um pouco mais difícil de encontrar também. Pra quem me pergunta onde procurar, sempre indico sites de compras de livros, que foi como encontrei e comprei os meus.

5 livros sobre Criminal Profiling

Inicialmente, falarei apenas de cinco livros mais voltados pro lado acadêmico, pois acho que eles são suficientes para quem quer começar a entender do assunto e descobrir se realmente é um tema que agrada.

1. Profiling Criminal – Tânia Konvalina-Simas


Leitura obrigatória pra quem se interessa por Criminal Profiling de forma acadêmica e quer começar a aprender sobre o assunto, mas procura uma linguagem mais fácil e rápida. A Tânia usa esse livro pra explicar um pouco sobre as abordagens, as discussões sobre o tema e os tipos de perfis criminais mais conhecidos. Gosto bastante da forma como ela escreve, direta, porém detalhada de falar de cada coisa.

2. Mente Criminosa – Brian Innes


Coletânea de revistas que falam sobre a história do Criminal Profiling, desde a Criminologia de Lombroso até estudos de casos com profissionais que começaram a utilizar os conhecimentos na área para resolver casos de homicídios em série. Brian utiliza casos emblemáticos em que foram elaborados perfis criminais para explicar um pouco de como funciona e quem eram esses profissionais de uma forma mais prática.

3. Profiling, Vitimologia & Ciências Forenses – Fátima Almeida & Mauro Paulino


Esse livro é mais abrangente. Possui a junção de vários temas, com diversos autores e alguns capítulos em outras línguas. Os capítulos sobre Profiling que estão em português são bem interessantes, mas um pouco densos e mais profundos na parte teórica, vale a pena pra quem já sabe o básico e quer entender mais a parte científica de como as abordagens são utilizadas e como um profiler deve agir.

4. Perfis Psicocriminais – Barra da Costa


Trata-se de um livro mais prático sobre o perfil criminal, aborda casos reais do ponto de vista do profiler em Portugal e serve de grande ajuda pra quem já tem as ferramentas para trabalhar, mas não sabe como organizá-las e colocá-las em prática. É uma forma mais prática de testar suas habilidades analisando estudo de caso, mas também possui informações complementares sobre o tema.

5. Bônus: Homens Maus Fazem o que Homens Bons Sonham – Robert L. Simon


Não é um livro que fala especificamente sobre Criminal Profiling, mas conta bastante sobre o lado obscuro de nós mesmos e cita vários estudos sobre perfis criminais como de stalker e de criminosos sexuais. Muito bom como referência em relação às formas como os criminosos agem e importante para o entendimento sobre comportamento violento e suas nuances.

Esses não são os únicos em português, mas são os que eu li até agora que achei mais relacionados com o tema de forma acadêmica e me ajudaram bastante nos meus estudos de forma geral. Todos eles já foram referenciados mais de uma vez em meus textos, então são fortemente recomendados.

Vale lembrar que os principais autores da área, como, por exemplo, David Canter, Robert Ressler, Peter Ainsworth e Richard N. Kocsis, não possuem livros traduzidos para o português, então, se quiser ler direto da fonte, provavelmente terá que saber inglês e espanhol, algo que indico muito, pois vale a pena, apesar de serem livros caros e difíceis de encontrar.

Havendo interesse em mais recomendações de livros, futuramente posso fazer uma parte 2, incluindo também livros complementares sobre outros temas. Não faltam livros sobre temas relevantes ao Criminal Profiling e que auxiliam de alguma forma na formação de profissionais qualificados, o importante é sempre buscar evolução e adquirir conhecimento.