Notícias

Confira 12 excelentes filmes para emocionar e (motivar) qualquer concurseiro
13/04/2018 às 17:00
Se você ama cinema e vai prestar um concurso público em breve, por que não se preparar para a prova com a ajuda de um bom filme?

Nesta galeria, trazemos recomendações cinematográficas de professores e especialistas para quem busca exemplos de superação e sucesso.

As "histórias bonitas" não se limitam à ficção: vários títulos da lista se baseiam em fatos verídicos, como o premiado "12 anos de escravidão" ou o singelo "Apenas uma chance".

"À procura da felicidade"

 


Em 1981, o vendedor Chris Gardner enfrenta imensas dificuldades financeiras. A falta de dinheiro está matando sua vida pessoal, mas ele continua a luta diária para proporcionar uma vida melhor a seu filho de 5 anos, Christopher.

Por que vale a pena? De acordo com a coach Deborah Cal, é comum que concurseiros dediquem horas e horas de suas vidas ao estudo, muitas vezes sacrificando o convívio familiar. “Quando faltar motivação, o filme pode lembrar que o seu esforço valerá a pena e trará uma vida mais confortável para a sua família no futuro”, diz ela.

“The Pursuit of Happyness" 

Diretor: Gabriele Muccino
Ano de produção: 2006

"Uma lição de vida"

O filme mostra a história de Kimani Maruge, um homem de 84 anos que se matricula numa escola primária depois que o governo do Quênia anuncia, em 2003, a gratuidade do ensino básico. Para aprender a ler e escrever, ele estudará com crianças de seis anos de idade.

Por que vale a pena? A sugestão é de Pollyana Dieine, professora e especialista em concursos. Segundo ela, o filme demonstra que não há limites ou proibições quando existe um sonho. “A história serve de inspiração para muitos candidatos que se sentem envergonhados por tentar novamente”, diz ela.

"The First Grader" 

Diretor: Justin Chadwick
Ano de produção: 2010

"Sociedade dos Poetas Mortos"

Em 1959, John Keating, o novo professor de literatura da tradicional Welton Academy, incomoda a direção do colégio com seus métodos de ensino pouco ortodoxos. Ao falar aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”, Keating os ensina a pensar por si próprios e usufruir da vida.

Por que vale a pena? Segundo Gladstone Felippo, professor do Universo do Concurso, o filme pode inspirar concurseiros a buscar alternativas inovadoras quando o caminho da aprovação se mostra complicado. “O aluno precisa estar aberto a novas ideias e fórmulas para se organizar e manter a disciplina”, afirma.

“Dead Poets Society" 

Diretor: Peter Weir
Ano de produção: 1989

"Apenas uma chance"

O filme conta a história verídica do britânico Paul Potts, um tímido vendedor de loja que sofre bullying desde a infância. Potts é apaixonado por ópera e trabalha como cantor lírico amador à noite. Depois de ganhar o reality show “Britain’s Got Talent” aos 37 anos de idade, ele se torna um fenômeno.

Por que assistir? Paul sofreu diversas dores e humilhações até alcançar o sucesso. Sua trajetória se assemelha à de muitos concurseiros, segundo Marcello Leal, especialista em concursos. “O filme mostra que o caminho para o sucesso não é fácil nem curto, e que muitas vezes você se perguntará sobre sua capacidade de chegar lá”, diz ele.

"One Chance" 

Diretor: David Frankel
Ano de produção: 2013

"Para sempre Alice"

Alice Howland é uma renomada professora de linguística que está comemorando seu 50º aniversário. Após descobrir que está com Alzheimer, ela começa a perder recursos cognitivos gradualmente.

Por que vale a pena? Além de reafirmar a importância de viver o presente, o drama provoca reflexões sobre o conhecimento, a memória e o aprendizado - recursos valiosos para qualquer concurseiro. "O filme comprova que poder se lembrar de tudo aquilo que já lhe foi ensinado é uma dádiva", diz Nathalia Masson, professora da Rede LFG.

"Still Alice" 

Diretores: Richard Glatzer e Wash Westmoreland
Ano de produção: 2014

"Homens de honra"

Baseado em uma história real, o filme mostra a trajetória de Carl Brashear, o primeiro negro a conquistar o título de mergulhador chefe da Marinha americana. A função, até então, só era concedida a brancos. Além das proibições raciais, o objetivo de Carl fica ainda mais distante quando ele precisa amputar uma perna após um acidente.

Por que vale a pena? Carl acumulava dois grandes obstáculos: o racismo e uma deficiência física. Segundo a coach Deborah Cal, a descrença geral sobre o seu potencial é o combustível do personagem. "Concurseiros conhecem isso muito bem: algumas pessoas dizem que a aprovação é impossível, que é melhor desistir", diz ela. "O filme mostra que é mais sábio não dar ouvidos a esses comentários.”

"Men of Honor" 

Diretor: George Tillman Jr.
Ano de produção: 2000

"Desafiando Gigantes"

Grant Taylor, o treinador de um time medíocre de futebol americano, corre o risco de ser substituido após seguidas temporadas ruins. Ele decide, então, mudar sua estratégia para chegar à vitória.

Por que vale a pena? “Concurseiros enfrentam problemas diversos, como limitação de tempo ou dinheiro, desemprego e até tripla jornada, no caso de muitas mulheres”, diz Marcelo Marques, diretor do Concurso Virtual. O filme mostra que persistir não é sinônimo de insistir. “A cada reprovação, é preciso refazer os seus planos”, afirma Marques.

"Facing the Giants" 

Diretor: Alex Kendrick
Ano de produção: 2006

"2 filhos de Francisco"

 
Francisco Camargo é um lavrador de Goiás que quer transformar dois de seus filhos em uma dupla sertaneja. Após inúmeros acidentes, fracassos e mudanças de rota, os irmãos acabam encontrando o sucesso na figura de Zezé di Camargo e Luciano.

Por que assistir? A professora Pollyana Dieine recomenda o filme para todos os seus alunos. “Às vezes, desistir parece a única alternativa possível, mas histórias como essa mostram que a persistência e a união familiar podem levar a um sucesso estrondoso”, afirma.

“2 filhos de Francisco”

Diretor: Breno Silveira
Ano de produção: 2005

"12 anos de escravidão"

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz com a família no estado de Nova York. Um dia, em viagem a Washington, é sequestrado e vendido como escravo. Ao longo de 12 anos, ele é obrigado a trabalhar em fazendas na Lousiana.

Por que assistir? O filme fala diretamente ao concurseiro que aguarda ansiosamente a hora de conseguir sua aprovação. “Mesmo que demore, que ele se sinta injustiçado ou que ninguém acredite no seu esforço, ele deve perseverar”, diz Gladstone Felippo, professor do Universo do Concurso.

"12 Years a Slave"

Diretor: Steve McQueen
Ano de produção: 2013

"A vida secreta de Walter Mitty"

Após sofrer diversas perdas e desilusões pessoais, Walter Mitty decide embarcar numa viagem repleta de aventuras, que inclui fugir de vulcões em erupção e enfrentar tubarões. Seu objetivo é encontrar uma foto perdida e recuperar o prestígio na revista em que trabalha.

Por que assistir? “Quantos não ficam apenas sonhando como seria bom conquistar seu cargo público, mas não passam para a ação?”, diz o especialista em concursos Marcello Leal. Segundo ele, o filme mostra a importância de superar o medo, a preguiça e o desânimo para realizar aspirações de qualquer ordem.

"The Secret Life of Walter Mitty" 

Diretor: Ben Stiller
Ano de produção: 2013

"Quem quer ser um milionário?"

Jamal é umindiano pobre que está prestes a conquistar um feito inédito: o prêmio de 20 milhões de rúpias do programa de TV "Quem Quer Ser Um Milionário?". Sob a suspeita de estar trapaceando no jogo, ele é preso e interrogado. Para provar sua inocência, ele conta como adquiriu os conhecimentos exigidos no programa graças a eventos de sua vida nas favelas de Mumbai.

Por que vale a pena?  Segundo Nathalia Masson, professora da Rede LFG, o filme traz uma bela lição sobre como transformar infortúnios em ensinamentos úteis. "As adversidades ensinam muito e serão o combustível da sua aprovação", afirma ela.

"Slumdog Millionaire"

Diretor: Danny Boyle
Ano de produção: 2008

"Invictus"

Baseado em fatos reais, o filme mostra o resultado da parceria entre Nelson Mandela e o capitão da seleção de rúgbi da África do Sul. Em meio às tensões do apartheid, a dupla busca unir a população por meio do esporte.

Por que vale a pena? Segundo Rodrigo Menezes, diretor do Concurso Virtual, a missão dos protagonistas era quase impossível. “Eles precisavam levar à vitória um time que era vaiado pelos próprios sul-africanos”, diz. A lição que fica para o concurseiro é que a vitória é possível mesmo diante de grandes adversidades.

"Invictus"

Diretor: Clint Eastwood
Ano de produção: 2009

Por Claudia Gasparini
Fonte: Exame
539