Notícias

Advogados articulam movimento para pressionar Supremo a rever prisões
08/03/2018

Porta da frente Um grupo de criminalistas articula um movimento para convencer a Ordem dos Advogados do Brasil a pedir formalmente à presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que reabra o debate sobre prisões em segunda instância. O grupo, que inclui defensores de vários investigados pela Lava Jato, quer dar caráter institucional à iniciativa para tentar desvinculá-la do caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que corre contra o relógio para se livrar da cadeia.

Vou pensar O presidente da OAB, Carlos Lamachia, resiste ao movimento. A entidade é patrocinadora de uma das ações sobre o assunto que estão à espera de julgamento no plenário da corte.

Direção do vento Quem procurou o presidente da OAB para falar sobre a iniciativa teve a impressão de que ele não quer encampar a bandeira por falta de apelo popular. Advogados decidiram pedir uma audiência com Cármen Lúcia, mesmo sem ele.

Hora marcada Na avaliação de um ministro do STF, as pressões que Cármen sofre para pautar a discussão no plenário tendem a recrudescer depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região marcar o julgamento dos últimos recursos de Lula, o que deve ocorrer no fim do mês.

Na fila Também torna a situação de Cármen incômoda o número crescente de habeas corpus à espera de uma solução para o impasse. Há duas semanas, a segunda turma enviou dois pedidos ao plenário em vez de julgá-los. Na terça (6), Dias Toffoli suspendeu o andamento de dois recursos pelo mesmo motivo.

Em alerta Deputados do PT expressaram preocupação com a maneira como o ministro Luís Roberto Barroso quebrou o sigilo bancário do presidente Michel Temer, estendendo o alcance da medida a período anterior ao mandato do emedebista.

Cá entre nós Em conversas com colegas sobre a ordem de Barroso para investigar suspeitas de vazamento na investigação, o advogado do presidente, Antonio Claudio Mariz de Oliveira classificou a decisão como absurda.

Tiro ao alvo Deputados do MDB ensaiam discurso de perseguição similar ao do PT. Dizem que o Supremo apertou o cerco a Temer agora por causa da movimentação de aliados pela sua reeleição.

Pé na estrada Encerrada a convenção que lançará seu nome para a Presidência nesta quinta (8), Rodrigo Maia (DEM-RJ) planeja percorrer 26 estados em dois meses. O partido considera a maratona essencial para testar a viabilidade da candidatura do presidente da Câmara.

Multiplicai-vos Durante a convenção, será anunciada a filiação de 21 prefeitos paulistas ao partido. Hoje, o DEM comanda 50 cidades em São Paulo. Dirigentes da sigla querem dobrar o número de municípios administrados no estado.

Eles também Secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, vai discursar na convenção. O DEM quer mostrar que tem interlocuçãocom o movimento sindical e com trabalhadores.

Modelo grego Dias antes da convenção, Maia mandou comprar o último livro do economista Yanis Varoufakis, sobre os meses turbulentos em que foi ministro das finanças da Grécia. Crítico das políticas de austeridade fiscal da União Europeia, ele ficou seis meses no cargo, em 2015.

Tipo penal O conselho criado pelo Tribunal Superior Eleitoral para discutir o combate à distribuição de notícias falsas encontra dificuldades para alcançar consenso em torno de uma lei que criminalize as fake news.

Dano colateral Integrantes do grupo acham que será impossível delimitar o fenômeno e temem que, em vez de coibir ilícitos, a lei sirva para alimentar censura.


TIROTEIO

O resultado do julgamento do habeas corpus é mais uma etapa de um processo com direito garantido a recursos. A Justiça é para todos.

DA EX-SENADORA MARINA SILVA (REDE-AC), pré-candidata à Presidência, sobre a rejeição do pedido de Lula pelo Superior Tribunal de Justiça na terça.


CONTRAPONTO

Fundador do grupo Riachuelo, Nevaldo Rocha encontrou o filho Flávio na segunda (5) e o questionou:

— Afinal de contas, você é candidato ou não?

Flavio explicou que lançou um projeto liberal para apresentar seu nome como opção para os partidos. Nevaldo, que tem 90 anos, ficou empolgado com a ideia.

— Muito bem, então quer dizer que vou morar num palácio? — brincou.

Uma pessoa que estava perto indagou se ele preferia o Palácio da Alvorada ou o Palácio do Planalto.

Nevaldo respondeu:

— Isso não importa. Contanto que seja um palácio!

RICARDO BALTHAZAR (interino), com THAIS ARBEX e JULIA CHAIB

Fonte:uol.com.br

Mais Lidas