Notícias

Profissão concurseiro: veja como criar uma rotina de estudos e ter sucesso nas provas
15/11/2017 às 19:00

Uma das maiores dificuldades de quem deseja passar em um concurso público é conseguir se organizar a ponto de dar conta de todo o conteúdo programático a tempo de absorver bem as matérias, de modo a se sentir mais seguro para realizar uma boa prova.


Para que tudo dê certo, deve-se elaborar um plano minucioso de estudos, a fim de que o concurseiro tenha não só um caminho a seguir, mas também crie uma rotina cadenciada de disciplinas para ler e estudar a cada dia, até finalmente chegar a data da prova.

Que tal descobrir como montar uma excelente rotina de estudos para alavancar seu rendimento sem perder mais um segundo sequer? Pois então confira agora mesmo nosso post e se prepare para comemorar:

Respeite seu ritmo

Preparar um plano de estudos requer a confecção de um planejamento da leitura ou da visualização das aulas que se tem pela frente, de modo a cumprir tudo o que há para estudar até a prova. Porém, para montar esse cronograma, é preciso levar em consideração não só as atividades que você tem no dia a dia, mas também o próprio ritmo em que você percebe que tem bom rendimento, aprendendo as matérias mais rapidamente.

Para isso, avalie algumas possibilidades de estudo, levando em conta até horários e locais, para determinar quando e como você se sente mais confortável para aprender. Se você trabalha em horário comercial, por exemplo, suas noites em casa podem ser ocasiões mais que propícias para estudar, mas há pessoas que rendem mais quando acordam mais cedo, aproveitando antes mesmo de irem ao trabalho para ler e assistir aulas.

Monte um cronograma

Respeitando suas particularidades e seus limites, monte aquele plano de estudos que vai funcionar melhor para você. Dessa forma, observe o conteúdo programático do concurso e divida as disciplinas pelo número de dias que terá até a data da prova.

Decomponha o conteúdo, por exemplo, de segunda-feira a sábado, deixando o domingo para seu tão merecido descanso, para sair com os amigos ou para ter momentos de lazer com a família. Utilize o final de cada dia — ou um dia em especial, como o sábado, por exemplo — para fazer questões de concursos anteriores.

Unifique assuntos e matérias

Um método extremamente eficaz para aprender melhor e memorizar os assuntos é montar seu cronograma de acordo com uma sequência de matérias, fazendo com que seja possível relacionar os temas estudados entre si, formando um encadeamento de tópicos a abordar em suas leituras e pesquisas.

Lembre-se de que você deve deixar mais tempo para estudar aquelas matérias nas quais tem maiores dificuldades, destacando mais dias — ou mais horas — para entendê-las a fundo. Por isso, o plano de estudos acaba sendo algo bem pessoal, montado especialmente para suas condições e demandas.

Aposte em um bom material

Uma informação importante, sobretudo para quem tem pouco tempo para estudar, é que é preferível dar ênfase ao estudo de boas apostilas e de livros específicos para concursos, devidamente montados para aquele fim.

Os livros acadêmicos, mais densos, são excelentes opções para os estudantes que desejam penetrar a fundo nas matérias, não trazendo uma abordagem focada no que será cobrado no concurso. Assim, pesquise livros, apostilas e aulas que sejam gabaritadas e tenham boa reputação no mercado, otimizando seus estudos e não correndo o risco de se deparar com informações erradas.

Criar uma rotina bem feita de estudos é o caminho mais garantido para aprender e conseguir sua tão sonhada vaga na carreira pública. Então o que está esperando? Coloque nossas dicas em prática e se aproxime cada vez mais de seu objetivo! E o mais importante: não desanime!

Fonte: Blog Juris Correspondente

Mais Lidas