Dicas de Imagem Profissional

Home / Dicas de Imagem Profissional

Redes sociais e seu curriculum: o que tem um a ver com o outro?

 social media 1

by Allê Polli em janeiro 11

Chegou a hora de distribuir seu curriculum pelas empresas que você selecionou, você fez uma pesquisa prévia sobre como e de que forma elas trabalham, estipulou suas metas para atender as exigências daquelas  que gostaria de ser um colaborador, e começa o primeiro contato, seu curriculum.

Foto curriculum

social media 2

Você pesquisou em todos os sites de que forma escrever, usou um modelo super indicado para a vaga e anexou uma foto escura, fora de foco ou ainda com uma roupa inadequada para o cargo, sua vaga acaba de encontrar uma porta fechada.

Foto para curriculo, quando exigida, deve ser nítida, com um visual em acordo com o cargo que pretende ocupar, com nitidez e luminosidade adequada para que o seu entrevistador não tenha dúvidas sobre quem é você.  Esqueça aquela selfie linda que você tirou no parque ou na festa com amigos, estas fotos devem estar no seu álbum pessoal.

Redes Sociais

social media 3

Elas podem ser uma porta de entrada para seu estilo de vida, mas devem ficar privadas quando o assunto é contexto profissional.  

"Ah mas é tão careta isso,imagina se vou deixar de colocar a foto daquela festa super"  

Sua rede social, caso tenha fotos comprometedoras, deve ter álbuns privados para estes devidos fins, suas fotos abertas devem representar o cargo que pretende ocupar para evitar futuras dispensas "sem motivo aparente".

Preciso lembrar de fotos de famosos onde vazaram charutos de maconha ou drogas ilícitas, litros e litros de bebidas ou remedios para depressão. Sim, estou citando casos extremos para que você perceba que não são só as celebridades que estão sendo vigiadas.

Presenciei um caso tempos atrás, um rapaz havia feito uma entrevista e encontrou com o recrutador na hora do almoço, onde ele estava bebendo cerveja com um amigo, no horário em que socialmente as pessoas consideram errado, no meio do dia. Ele não tem como saber se a vaga foi ocupada por outro por conta desta situação, e nunca saberá, então para que arriscar??

Eu mesmo deixei de contratar um candidato porque seu discurso não casava com suas fotos do facebook. Discurso extremamente conservador, para um facebook destoante.

 social media 4

Esta foto rodou a internet não porque ela estava linda em um vestido de festa mas porque seu quarto está… nem preciso comentar.

 social media 5

Outra cena que rodou o planeta, um noivo deu vexame no seu casamento e no fim acabou pagando uma indenização pelos inconvenientes.

Sua rede social pode conter tudo que você quer mostrar para seus amigos e seguidores, mas não precisa estar aberta para seu entrevistador.

social media 6

Cuidado com o que você coloca na internet, ela pode ser virar contra você

Hoje as redes sociais são a janela que todos utilizam para checar dados e conhecer melhor os candidatos que estão sendo contratados. Dificilmente uma pessoa com menos de 35 anos esta fora destas redes. Sendo assim, atualize seu linkedin para que ele sirva como referência de quem você é profissionalmente, coloque assuntos relevantes e que agreguem valor ao seu lado profissional. Evite fotos com roupas que diferem do seu meio profissional, esta rede é especialmente utilizada no meio profissional.

Deixe sua vida social para o facebook, instagram, snapchat entre outras redes. Seus amigos ainda ficaram a par das suas viagens e aventuras sem expor sua vida pessoal para os demais.

Fico por aqui desejando a vocês um ótimo carnaval, com muita folia e alegria.

Espero suas sugestões, comentários e perguntas para os próximos temas.

Um grande abraço Allê Polli

 

 

CREDIBILIDADE - o que esta palavra tem a ver com concurseiro?

credibilidade

Olá galera!

Vamos a uma dica que relaciona tudo que estamos falando nos últimos tempos, credibilidade. Mas você realmente sabe o que isso significa? Palavra que vem do latim credibilĭtas,ātis 

"o que é de acreditar, o que é de confiança"

atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade.

 

Você sabe se sua imagem indica que você é confiavel? Que mesmo quem nunca o viu pode crer em você? Pode confiar naquilo que você diz?

Estas pequenas perguntas fazem toda a diferença quando um cliente vai fechar um trabalho. Ele pode escolher seu concorrente ou até mesmo pedir para trocar de advogado no escritório que você está trabalhando.

Imagine então você na prova oral, assunto que falamos na semana passada, com uma imagem onde os avaliadores vejam você com desconfiança?! Já imaginou o desastre que pode acontecer? Você ter a mesma capacidade que um outro candidato, sobrou uma vaga e ele entrou na sua frente por conta de 1 ponto a mais pela forma como foi percebido.

Isso é vida real, e lógico que muitos padrões precisam e estão sendo revistos na sociedade hoje, mas vamos lembrar que estamos falando de um setor extremamente conservador, e que pode esta será a entrada para seu novo futuro. Você quer arriscar?

O que fazer para aumentar suas chances

 

Sendo assim o que fazer para causar essa boa impressão e dizer a todos que você possui credibilidade suficiente para ocupar qualquer cargo, ate mesmo o de presidente?!

1- manter postura ereta e ao mesmo tempo relaxada

2- falar com clareza

3- seu visual precisa estar em coerência com o pedido em edital

4- seu visual precisa estar apresentável, limpo, passado e do tamanho correto

 

5- opte por camisa clara. Peça escura passa a impressão de gangster de filme de hollywood.

6- seus sapatos fazem parte do que esta usando, então trate-os da mesma forma que trata suas roupas, eles precisam estar limpos e em bom estado.

7- treine um aperto de mão firme e sem hesitar, nada de maos moles ou de pegar apenas nos dedos das pessoas

8- seja educado, isso demonstra que se importa com os outros e respeita o proximo

9- seja você mesmo, autêntico, as pessoas percebem quando quer se passar por alguém que você não é, ou que quer parecer mais importante. Pessoas autênticas ganham confiança com maior facilidade

10- fale apenas o necessario, uma pessoa que sabe o que está fazendo não precisa se explicar várias vezes, pois sabe que a verdade tem mais força na sua oratória.

11-  ouça de verdade. Quando alguém está falando, e está sendo realmente ouvido, sente-se  valorizado, e tende a confiar na pessoa que está lhe dando atenção

 

SUA IMAGEM É COMPOSTA DE VÁRIOS ELEMENTOS

 

O visual é apenas um dos pontos a que devemos nos ater, um ponto importante, mas a forma como você se comporta, sua postura, a forma como se dirige as pessoas, ao falar e se comunicar, e até sua postura na sala de espera, compõe sua imagem (leia o post que escrevi sobre imagem no site).

Então agora é você colocar em prática estes pontos e partir para conquistar novos horizontes.

Se tiver alguma pergunta ou sugestão estarei aqui para ajudar.

 

Fico por aqui desejando uma ótima semana.

Beijos Allê Polli

Como se vestir para a prova oral? 

Você passou por várias fases, saiu bem em todo o processo do concurso, está estudando com afinco e já se vendo na lista de aprovados mas …..chegou o momento da prova oral, e agora o que vestir?

Já me preparei tanto para este momento não posso errar logo no meu visual! 

 

 

 

PROVA ORAL OU ENTREVISTA DE EMPREGO?

 

Estas perguntas passam pela cabeça de quem esta nesta fase do concurso, e é motivo de preocupação quando percebemos que a prova oral funciona como uma entrevista de emprego.

Pense sempre com esta comparação, se você estiver na dúvida se usaria em uma entrevista então deixe no armário para outra ocasião.

Nada de usar a ultima moda das celebridades, pois você não está fazendo um teste de vídeo para a equipe da malhação. Então aquele terno azul bic ou a saia longa com t-shirt de malha precisam voltar para o armário.

Simplifique pensando sempre no ambiente para o qual você está procurando a vaga. Em um ambiente que envolve advogados, juízes e afins é sempre necessário estar o mais clássico possível, que não precisa ser “careta” -  já levantamos este assunto em um outro post que você pode encontrar aqui (link).

Cuidado com as modernidades, se um tênis com terno fica ótimo para um publicitário em um advogado irá passar um desleixo com o visual, incoerente com a função.

Assim como decote e saia muito curta irão causar estranheza na banca, e provavelmente um desconforto na candidata se ela tiver que puxar a saia para baixo durante a prova.

1 

Opte pela sobriedade nestes casos, terno marinho, camisa branca e gravata azul, evite a todo custo camisa escura porque a imagem é associada a gangster de filme antigo, e deixe as gravatas do mickey para usar na Disney.


SEU FOCO TEM QUE ESTAR NA AVALIAÇÃO

 

A roupa acima de tudo tem que ser um ponto a ser “esquecido” por você durante toda a sua prova, você tem que estar tão seguro com o que esta vestindo que seu foco estará nas perguntas e respostas.

Sendo assim vista a roupa bem antes da prova oral. Olhe no espelho e sinta o conforto, a movimentação, se tem algo que pode melhorar no visual e se está tudo dentro dos padrões de higiene e limpeza, porque muitas vezes contamos com uma peça que esta guardada e no dia anterior nos damos conta que o armário manchou a sua blusa, ou o mofo tomou conta do forro do seu blazer.

 12

MAQUIAGEM SIMPLES

 

Esse é um ponto que costuma gerar polêmica porque muitas não sabem exatamente o que seria uma make simples para este tipo de prova, e acabam ficando inseguras e pecando pelo excesso.

MAQUIAGEM ERRADA PARA PROVA ORAL

media

Primeiro vamos pelo dito “menos é mais”, sendo assim um BBcream ou filtro solar com coloração, um batom cor de boca ou um gloss transparente, um lápis de olho ou máscara para cílios, e um blush são o suficiente para você estar com uma cara saudável sem pecar pelo excesso.


BONS EXEMPLOS

media 1media 2

Cabelos precisam estar na mesma vibe, simples e de forma que não atrapalhem seu desempenho, por isso muitas optam por prender em forma de coque ou com um rabo de cavalo baixo, assim evitam ter que passar as mãos para que saiam do caminho durante sua avaliação, dispersando os avaliadores e a si mesmas.

 

LEMBRE QUE SUA IMAGEM ESTÁ SENDO AVALIADA

 

Muitos esquecem que todo seu visual estará sendo avaliado, sendo assim treine seus gestos. Faça um teste usando as roupas do dia da prova (meninas testem a maquiagem e cabelo que usarão) gravem com seu celular e peçam para um grupo de amigos ver sua apresentação, assim você poderá avaliar sua postura e o que pode melhorar, trazendo segurança na hora H.

 

Estas gravações irão fornecer dados tanto do seu gestual quanto a forma que você está levando a informação para a banca avaliadora. Você poderá assistir várias vezes e perceber o que o nervosismo pode provocar em você, como errar uma concordância ou trazer a tona um tic nervoso que provoque uma atenção exagerada.

Você poderá avaliar se a roupa escolhida está cumprindo o seu dever, que é deixar o seu visual elegante para a prova e ao mesmo tempo confortável para que possa se concentrar no que vai dizer.

 

Digo sempre e repito, um visual em acordo com o seu estilo e o ambiente que você está inserido fará você se sentir seguro e assim você passará confiança para todos a sua volta.

 

Agora que já sabe o que irá vestir na prova oral você pode se concentrar e estudar mais tranquilo o que irá dizer.

 

Fico por aqui desejando um super 2018 e aguardando suas sugestões e dúvidas.

 

Beijos do Allê Polli

 

 

 

 

 

Dicas para as confraternizações de fim de ano

Todos muitos preocupados em como se vestir para as festas de fim de ano da empresa, como os companheiros de trabalho o verão e coisas do tipo, mas o look que você irá usar faz parte da sua imagem mas não é A SUA IMAGEM.

Explicando

Imagem vai além do que você esta vestindo. Ela diz respeito a tudo que envolve você, a forma como se comporta em um ambiente, a forma de cumprimentar as pessoas, a forma como anda e até mesmo a forma como você come aquele salgadinho na bandeja da festa.

Tudo isso faz parte do seu PERSONAL BRANDING, a forma como as pessoas te veem e como elas interpretam a sua postura.

Por isso vamos as dicas para você enfrentar estas festividades de forma correta sem deixar de ser divertir.

FAÇA

Na festa observe todos que estão na comemoração e cumprimente todos. Até mesmo aquele seu colega que andou falando de você por trás, lembre-se que você estará sendo observado e a forma como age nos ambientes faz parte da imagem que esta construindo. Deixe de lado picuinhas e caso precise procure no RH no primeiro dia útil.

Seja agradável e pergunte sobre a família, filhos, você gosta de se sentir querido assim como as outras pessoas, mas se interesse de verdade pelas pessoas, só fale aquilo que realmente sente pois todos temos um radar para falsos elogios e observações.

Precisando de ajuda para sua memória escreva no seu celular detalhes para não cometer gafes e para manter a simpatia, como não perguntar ao seu superior como esta a esposa e filhos quando o mesmo esta passando por uma separação complicada, ou perguntar sobre a copa sul-americana para um vascaíno ou flamenguista.

As festas da empresa são o ambiente ideal para voe conhecer pessoas de outras equipes e partes diferentes, elas podem te trazer novas formas de olhar e ao mesmo tempo expandir seus contatos e networking. Conheço casos de pessoas que trabalham em áreas diferentes e que criaram parcerias graças a este tipo de festa, por isso não menospreze ninguém, nem fique na panela do seu setor, esta oportunidade podem não acontecer uma segunda vez, e você pode ficar com a imagem de uma pessoa esnobe ou que não se mistura com “qualquer um”, cuidado.

 drink

EVITE

Lamentaçoes sobre o ano que passou, pedidos de aumento, falar sobre os casos terríveis de 2017 entre outros assuntos estão proibidos neste tipo de ambiente. Deixe para reclamar de seus colegas no setor de RH no primeiro dia útil e crie metas para afastar as possibilidades de cair nos mesmos problemas no ano que se inicia.

Use todo este tempo para criar relações reais e assim construir novas possibilidades.

BEBIDA

Se você é do tipo que adoro o open bar fique de olho na quantidade que irá ingerir para não ultrapassar os limites, se não confia no seu próprio julgamento peça ajuda de um amigo do trabalho para auxiliar.

Ideal dos mundos é você ficar fora do álcool, mas se não consegue evitar então saiba que durante a festa da empresa você está sendo avaliado. A festa é de confraternização e não de  um rolê com os amigos.

 drink 2

Bermudas curtas – Se sua festa náo for durante o dia em um sitio com piscina, então deixe a bermuda de lado.

Chinelo – Sei que agora os slides estão super na moda, mas deixe para usa-los com seus amigos

Bermuda de praia – Preciso dizer alguma coisa sobre isso? Sim. Estão proibidas mesmo que a festa seja na tal piscina.

 chinelo

Saia curta – Se no ambiente do escritório não é permitido na festa também não.

 saia

Super decotes – Deixe para usar na festa de sua amiga ou no aniversario do seu EX.

Regatas – Você não esta indo para academia ou para um show com seus amigos.

 regata

Lembre-se que estamos sempre focando em ambientes formais como os ligados ao meio jurídico, sendo assim as festas acompanham o mesmo estilo.

 

Use as festas de fim de ano para reestruturar suas relações, fortalecer laços e fazer novos contatos, estas celebrações devem ser encaradas de forma leve mas sem esquecer que estamos entre nossos colegas de trabalho e parceiros. Aproveite para estender seu networking.

 

Fecho este 2017 com gratidão pelos que acompanharam as dicas de imagem e envinado as felicitações de fim de ano. Que 2018 venha cheio de metas cumpridas e cheio de planos para um futuro brilhante.

 

Me despeço com um beijo no coração de todos.

Allê Polli

 

 

 

Você sabe se sua imagem indica que você é confiavel? Que mesmo quem nunca o viu pode crer em você? Pode confiar naquilo que você diz?

 

Estas pequenas perguntas fazem toda a diferença quando um cliente vai fechar um trabalho. Ele pode escolher seu concorrente ou até mesmo pedir para trocar de advogado no escritório que você está trabalhando.

 

Imagine então você na prova oral, assunto que falamos na semana passada, com uma imagem onde os avaliadores vejam você com desconfiança?! Já imaginou o desastre que pode acontecer? Você ter a mesma capacidade que um outro candidato, sobrou uma vaga e ele entrou na sua frente por conta de 1 ponto a mais pela forma como foi percebido.

 

Isso é vida real, e lógico que muitos padrões precisam e estão sendo revistos na sociedade hoje, mas vamos lembrar que estamos falando de um setor extremamente conservador, e que pode esta será a entrada para seu novo futuro. Você quer arriscar?

O que fazer para aumentar suas chances

Sendo assim o que fazer para causar essa boa impressão e dizer a todos que você possui credibilidade suficiente para ocupar qualquer cargo, ate mesmo o de presidente?!